O SANTÍSSIMO NOME DE JESUS

E HOJE É CELEBRADO O SANTÍSSIMO NOME DE JESUS
"Este é aquele santíssimo nome desejado pelos patriarcas, esperado com ansiedade, suplicado com gemidos, invocado com suspiros, requerido com lágrimas, dado ao chegar a plenitude da graça”, é o que dizia são Bernardino de Sena.
O Santíssimo Nome de Jesus começou a ser venerado nas celebrações litúrgicas do século 14. São Bernardino de Sena e seus discípulos propagaram o culto ao Nome de Jesus. Em 1530, o papa Clemente VI concedeu pela primeira vez à ordem franciscana a celebração do Ofício do Santíssimo Nome de Jesus.
São Bernardino costumava carregar uma pequena imagem que mostrava a Eucaristia com raios saindo dela e, no meio, via-se o monograma “IHS”, abreviação do Nome de Jesus em grego.
Mais tarde, a tradição devocional acrescentou um significado às siglas: “I”, Iesus (Jesus); “H”, Hominum (dos homens); “S”, Salvator (Salvador). Juntos, querem dizer Jesus, Salvador dos Homens.
Santo Inácio de Loyola e os jesuítas fizeram deste monograma o emblema da Companhia de Jesus.

Indicado em sonhos a São José e prenunciado à Virgem Maria por São Gabriel Arcanjo, o Santíssimo Nome de Jesus deve ser reverenciado por todos os fiéis, não só como forma de respeito ao nosso Salvador, mas porque Deus mesmo quis exaltá-lo acima de todos os nomes, para sua própria honra e glória, e como meio de conceder todo bem e toda graça aos que lhe pedirem algo, pois “tudo o que pedirdes ao Pai em meu Nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”
FONTE: ACI DIGITAL

Compartilhe
deixe sua mensagem